corredor de ônibus
Novo Decreto Autoriza Estacionamento em Corredores de Ônibus em Ribeirão Preto
Decreto publicado em 1º de janeiro, revoga a proibição.
No primeiro dia de seu mandato, o novo prefeito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva (PSD), assinou um decreto que permite o estacionamento em corredores de ônibus, anteriormente restritos.
Este decreto, publicado em 1º de janeiro, revoga a proibição vigente e autoriza a parada de veículos que não fazem parte da frota de transporte coletivo.
A mudança, anunciada logo após a posse do prefeito, alterou os locais de estacionamento rotativo na cidade, incluindo agora áreas que estavam sob restrição, como as avenidas Dom Pedro I e Saudade, além da Rua Barão do Amazonas.
Desde outubro de 2023, a proibição estava em vigor, com a RP Mobi, empresa responsável pela gestão do trânsito em Ribeirão Preto, aplicando multas aos infratores que estacionassem nos corredores de ônibus.
Com a implementação do decreto, Ribeirão Preto passa a contar com 19 trechos onde o estacionamento rotativo é permitido. No entanto, em três vias específicas — Avenida Dom Pedro I, Rua Barão do Amazonas e Rua Visconde de Inhaúma —, a autorização para estacionar é válida apenas fora dos horários de pico, ou seja, das 9h às 16h.
Essa medida visa otimizar o uso das vias, garantindo fluidez no trânsito durante os horários de maior movimento, enquanto oferece mais opções de estacionamento em períodos de menor demanda.