Ferroviária Araraquara
Ferroviária inaugura Primeiro Centro de Treinamento Exclusivo para Futebol Feminino no Brasil
A estrutura contará com cinco campos de futebol, sendo que um deles será transformado em um miniestádio com arquibancada e vestiários para jogos regulares oficiais da Federação Paulista (FPF) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
A Ferroviária está planejando fazer história ao inaugurar o primeiro centro de treinamento (CT) dedicado exclusivamente ao futebol feminino no Brasil. Anunciado recentemente, o projeto tem como objetivo formar atletas entre 11 e 20 anos, graças a uma parceria entre a Fundação de Amparo ao Esporte de Araraquara (Fundesport), a Petrobras e o Governo Federal. A expectativa é atender 240 jovens atletas.
Estrutura do Centro de Treinamento
Localizado no Parque Ecológico Pinheirinho, em Araraquara (SP), o CT, inaugurado em 2008, passa por uma reforma significativa. A estrutura contará com cinco campos de futebol, sendo que um deles será transformado em um miniestádio com arquibancada e vestiários para jogos regulares oficiais da Federação Paulista (FPF) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Além disso, serão construídos um prédio administrativo e um alojamento com 21 dormitórios, com capacidade para acomodação até 82 atletas.
Apoio e Sustentabilidade do Projeto
Em 2024, Araraquara recebeu autorização do Ministério do Esporte para captar recursos por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. A Fundesport será responsável pela manutenção e operação do CT, transferindo essa responsabilidade para a Ferroviária, parceira desde 2007, por até 30 anos. O projeto também inclui a realização de palestras, workshops, eventos e visitas escolares.
Contribuição para o Futebol Feminino
O clube é conhecido por revelar talentos para a seleção brasileira, como as atacantes Bia Zaneratto e Aline Gomes. A jovem promessa Natália Vendito, destaque do Paulistão e vice-artilheira da Copa do Mundo sub-20, é um exemplo de sucesso da base. Em 2025, a Ferroviária planeja lançar uma escolinha gratuita de futebol feminino para crianças de seis anos, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento do esporte.
Fonte: Agência Brasil