Olimpíadas de matemática
Olimpíada Brasileira de Matemática Anuncia Premiados da 19ª Edição
Mais de 18,5 milhões de estudantes participaram da primeira fase.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) divulgou a lista dos premiados de sua 19ª edição, disponível no site oficial da Obmep. Medalhistas do nível 3 terão a oportunidade de disputar uma das 100 vagas no Impa Tech, a primeira graduação oferecida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).
A Obmep, a maior competição científica do Brasil, foi criada pelo Impa em 2005 e é promovida com recursos dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC). O concurso é destinado a estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.
Neste ano, a Obmep alcançou um recorde de inscrições, com a participação de 56.516 escolas de 5.564 cidades, abrangendo 99,9% dos municípios brasileiros. Mais de 18,5 milhões de estudantes participaram da primeira fase.
Prêmios:
- Serão distribuídas 8.450 medalhas nacionais e mais de 20 mil medalhas estaduais.
- Estudantes de escolas públicas recebem 6,5 mil medalhas (500 de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze) e até 45 mil certificados de menção honrosa.
- Estudantes de escolas particulares recebem 1.950 medalhas (150 de ouro, 450 de prata e 1.350 de bronze) e até 6 mil certificados de menção honrosa.
- Escolas, secretarias municipais de Educação e professores também serão reconhecidos.
Iniciação Científica e Impa Tech:
- Medalhistas nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece aulas e uma bolsa de R$ 300 do CNPq para alunos de escolas públicas.
- Vencedores do nível 3 podem concorrer a 100 vagas no Impa Tech, que oferece um bacharelado em matemática da tecnologia e inovação, com alojamento e auxílio financeiro.
- As inscrições para a graduação estão abertas até 27 de dezembro, com 80% das vagas reservadas para premiados nas olimpíadas de conhecimento e 20% para aquelas com as melhores notas no Enem.